4 dicas para se adequar às novas regras do Simples Nacional

4 dicas para se adequar às novas regras do Simples Nacional – Visando mais igualdade, viabilidade e poder de competição, o Simples Nacional é uma modalidade de tributação menos pesada para empresários individuais que atuam no setor de serviços.

 

O Simples Nacional surgiu a partir da Lei Complementar n° 123 de 14/12/2006 e durante dois anos permaneceu inalterado, foi então em 2009 que o SN passou sofrer algumas alterações para abranger mais classes de profissionais.

Neste começo de 2018, novas mudanças foram propostas pensando em trazer mais benefícios tributários aos seus optantes, abaixo vamos comentar sobre as novas regras do Simples Nacional e dar algumas dicas para se adequar a elas:

 

1) Antes de mais nada, marque uma reunião com sua empresa de Contabilidade

Eles são os profissionais mais indicados para discutir as mudanças e fazer um planejamento tributário para o próximo ano, analisando a evolução mensal dos resultados deste ano.

 

2) Controle todos seus gastos

Acompanhar rigorosamente o que foi vendido é fundamental para calcular a alíquota correta. A nova regra de cálculo diz que seu imposto será cobrado em relação à receita dos últimos 12 meses.

 

3) Nova integração entre órgãos federais, estaduais e municipais

Isso quer dizer que a troca de informação entre esses órgãos será mais eficaz. Para evitar multas provenientes dessa fiscalização, empresários que possuem atrasos ou têm valores não declarados corretamente devem adequar-se o mais rápido possível. Quem possuir parcelamento de impostos também precisará manter-se em dia.

 

4) Boas notícias para profissionais parceiros

Alguns setores, como salões de beleza e startups, a comissão dada ao profissional do serviço poderá ser deduzida do imposto, no entanto, isso só valerá se o mesmo (autônomo ou MEI) tenha as declarações corretas e emita as notas fiscais.

 

Como vimos, as alterações são majoritariamente positivas e benéficas aos empresários que optam pelo Simples Nacional. Nossa dica é manter-se sempre atualizado, e como dissemos ali no primeiro item, orientar-se com os profissionais adequados, seu contador ou empresa de contabilidade.

 

Se tiver alguma dúvida, fale com a gente.

Somos especialistas em Contabilidade descomplicada, com excelente custo-benefício.

Whatsapp